ABRAJET volta ao Piauí

21/03/2014 13:26

O jornalista Marcio Felipe é o Presidente da seccional do Piauí, cargo que assumiu na manhã do dia 19 de março de 2014, em solenidade realizada na sede do SENAI, em Teresina, dirigida pelo Presidente Nacional, Helcio Estrella. Com a reativação da seccional do Piauí, a ABRAJET passa a contar com representações em 23 Estados brasileiros. A volta do Piauí resultou de um trabalho da jornalista Suzana Barros, da seccional do Tocantins com o colega Marcio Felipe.

A ABRAJET é uma entidade de caráter nacional, fundada em 1957, no Rio de Janeiro, representante dos jornalistas profissionais do turismo brasileiro, formada hoje por seccionais instaladas em 23 Estados brasileiros, que abrigam em seus quadros cerca de 300 jornalistas com registro profissional perante suas respectivas DRT’S, que trabalham em uma vasta rede nacional de jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão e em um variado número de veículos das redes sociais da Internet, como blogs e sites e ou em assessorias de imprensa em órgãos de governo ou organismos privados, ligados à atividade turística. É a segunda entidade  mais antiga de jornalistas profissionais no Brasil, vindo atrás da ABI - Associação Brasileira de Imprensa, cujo apoio foi fundada, tendo  funcionado por mais de uma década na sede da ABI.

A ABRAJET é formada por um Conselho Nacional e dirigida por uma Diretoria Executiva composta de Presidente, Vice-Presidente, oito Diretores setoriais, seis Diretores regionais, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética e seus respectivos suplentes. Compõem o Conselho Nacional todos os membros da Diretoria Executiva, os Diretores setoriais, os Diretores regionais e os membros dos seus dois Conselhos, além dos Presidentes das seccionais e dos comitês. Elege a cada dois anos, em assembleia geral, quando realiza seus congressos, seus dirigentes, com mandato de dois anos e uma reeleição para mais um mandato de dois anos.

Hoje presidida pelo jornalista Helcio Estrella, de São Paulo. A ABRAJET Nacional irá realizar entre 15 e 18 de maio de 2014 em João Pessoa, na Paraíba, seu XXXI Congresso Nacional, no qual renovará toda sua Diretoria, a atual eleita no XXIX Congresso Nacional que se realizou na cidade de Imbituba, Santa Catarina, em 22 de setembro de 2012.

A ABRAJET realizou nesta década congressos, eletivos ou não, nas cidades de Angra dos Reis, RJ em  2010 , de Belém, Pará, em 2011, em Imbituba, Santa Catarina em 2012 e Palmas, Tocantins, em 2013. Seus congressos reúnem cerca de 200 profissionais, metade de jornalistas.

A ABRAJET é membro efetivo do Conselho Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, em Brasília e tem efetiva atuação nas discussões, sugestões e encaminhamento de propostas que tem como finalidade básica o aprimoramento e a consolidação de políticas de turismo.