ABRAJET Reune Conselho Nacional em Alagoas

Sob a presidência de Hélcio Estrella, o Conselho Nacional da ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo esteve reunido em Maceió, Capital de Alagoas, no último dia 22. O encontro, que reuniu profissionais especializados de mais de vinte Estados brasileiros, aconteceu no Radisson Hotel e foi coordenado pelo presidente da

Membros do Conselho Nacional da ABRAJET reunidos no Radisson Hotel Maceió

ABRAJET alagoana, Flávio Gomes de Barros. Foram discutidas na ocasião diferentes questões relativos à categoria e à entidade e definidas, também, data e tema do 30º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O evento acontecerá de 20 a 23 de junho, em Palmas, Capital de Tocantins, e terá como tema

Tariana Carvalho (MCV&B) saudando os jornalistas

“O Jornalismo de Turismo e o Desenvolvimento das Novas Fronteiras do Turismo Brasileiro”, e como subtemas “Turismo Rural”, “Midia Social” e “Descentralização dos Aeroportos”. No início dos trabalhos, Tariana Carvalho, superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, apoiador do evento, deu as boas vindas aos jornalistas, falou sobre os esforços da Capital alagoana para atrair mais turistas e disse que a cidade a todos recebe de braços abertos. Também Flávio Barros saudou os colegas dos demais Estados, ressaltando a satisfação de receber os jornalistas de turismo, “dos quais Alagoas espera uma divulgação que mostre as belezas locais e a maneira acolhedora e amiga com que o Estado recebe os visitantes”.
Houve, ainda, um minuto de silêncio em razão do falecimento dos abrajeteanos Wilson Müller, do Rio Grande do Sul, e José de Anchieta Corrêa, de Rondônia, ambos há muitos anos na entidade.
Sobre eles, reportando-se a crônica que escreveu, historiando a trajetória da ABRAJET nacional, falou Carlos Casaes, presidente da Seccional baiana.

Com Governador e Prefeitos

Governador Teotônio Vilela recebeu os jornalistas . Na foto, ainda, Flávio Gomes, secretária Danielle Novis e Belmiro Gregório, vice-presidente da ABRAJET

Dois pontos altos na visita a Alagoas: na quinta-feira à noite, 21, os jornalistas foram recebidos pelo governador Teotônio Vilela Filho com um jantar no salão nobre do Palácio Marechal Floriano Peixoto, centenária sede da administração estadual, hoje transformado em museu histórico.
Ele saudou a todos, agradecendo a visita, falando da política de valorização do turismo no Estado e ressaltando as belezas e os atrativos de Alagoas, “que tem as mais belas praias do Brasil”, além de muitas riquezas históricas. Além do Governador, presentes também o Chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, a secretária de Turismo, Danielle Novis, o superintendente do SEBRAE/AL e empresários do setor. Ainda no local, os profissionais especializados puderam conhecer as diversas dependências do Palácio, uma construção do início do Século XX, onde estão telas de artistas alagoanos, móveis clássicos, pratarias e alguns memorais, como os do escritor Ledo Ivo e do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, “imortais” da Academia Brasileira de Letras, cujas obras todo o Brasil admira.
Outro destaque foi o almoço, oferecido pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, sexta feira, no Restaurante italiano Maria Antonieta. O Prefeito da Capital, ao lado da secretária municipal de Turismo, Cláudia Pessoa, e da secretária-Adjunta, Claudia Paiva, saudou os jornalistas, desejando-lhes uma feliz estada em sua cidade, “que tem muito a oferecer” e que “recebe os visitantes sempre com muito carinho”.

Secretária Cláudia Pessoa, prefeito Rui Palmeira e jornalistas Flávio Barros, Mirian Petrone e Hélcio Estrella (presidente nacional da ABRAJET),

no Restaurante Maria Antonieta

No sábado, foi a vez do jovem prefeito (24 anos) de Barra de São Miguel, José Medeiros Nicolau, ao lado do senador Benedito Lyra, receber os jornalistas para almoço em sua bela residência, servido pelo Buffet Casa do Cheff. O Prefeito saudou os jornalistas, dizendo que sua pequena cidade se sentia honrada com a visita, e lembrou que o Município, a 33 km de Maceió, conta com uma das mais lindas praias do Nordeste brasileiro. Passeios de jangada ou de escuna pelos rios São Miguel e Niquin são uma atração imperdível - disse. Coube a Hélcio Estrella e a Flávio Gomes agradecerem a acolhida.

A cinematográfica residência do prefeito José Medeiros Nicolau (Zezeco),
que também recebeu os jornalistas de turismo

Visitas técnicas

Os jornalistas da ABRAJET ainda fizeram uma série de visitas técnicas a hotéis, pousadas e restaurantes da orla alagoana, notadamente de Barra de São Miguel e de Marechal Deodoro. Também conheceram o ILOA Resort & Residence, moderno complexo residencial e turístico, à margem da BR-101, em Barra de São Miguel, empreendimento da empresa Vivendi, com administração BHG/Solare.
Entre os hotéis que receberam os membros do Conselho da ABRAJET, destaque especial para o Hotel Ponta Verde Maceió (Praia de Pajuçara) e o Hotel Ponta Verde Praia do Francês, este em Marechal Deodoro (onde todos se hospedaram nos dois últimos dias), cujo diretor comercial, Maurinho Vasconcellos, proporcionou calorosa acolhida aos jornalistas, mostrando reconhecer o valor dos profissionais especializados e a importância da imprensa na divulgação turística – o que nem sempre acontece. O empreendimento, inaugurado há dois meses e já com excelente ocupação, compõe-se de 94 apartamentos e 4 suites (uma delas, presidencial), além de piscina na cobertura e internet wi-fi gratuita. Localiza-se numa das mais belas praias do Litoral brasileiro, a Praia do Francês, a cerca de 30km de Maceió, em direção ao Sul.

Hotel Ponta Verde Praia do Francês, um marco na hotelaria do Litoral Sul de Alagoas

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!